COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

Veja como montar um plano de negocio. Segundo o Sebrae, elaborar um plano de negócio propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores probabilidades de êxito e promover inovações em seu negócio.
Ele, o plano, pode ser um instrumento de planejamento e de apoio à gestão, representa uma contribuição para ampliar as chances de sucesso da empresa, pois permite traçar um retrato realista do mercado e da estruturação necessária ao negócio, bem como das atitudes empreendedoras que serão exigidas a cada momento.
No plano de negócios se define as metas de sua empresa, a curto e longo prazo com o propósito de fazer uma análise se valerá a pena.

COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

Veja como desenvolver um plano de negócios em 3 etapas

1. SEJA BREVE

Todo plano de negócios deve ser bem enxuto, bem esclarecedor. Não precisa enfeitar demais, basta ser claro, sucinto naquilo que propõe para sua empresa. Isso já é o suficiente para prosseguir.
Há uma necessidade de que o plano de negócio seja lido e compreendido. Planos que possuem vasto texto tendem a ser ignorados pelo leitor pois vivemos numa sociedade que a rapidez é fundamental e ninguém quer se deparar com textos longos. Portanto, seja breve no seu plano de negócio.



 CONHEÇA SEU PÚBLICO

É muito importante que você conheça seu público. Faça um plano usando uma linguagem que seu público alvo entenda. Evite terminologias científicas.
Por exemplo, se sua empresa está desenvolvendo um processo científico complexo, mas seus possíveis investidores não são cientistas (e não entendem toda a terminologia científica detalhada que você deseja usar), é preciso adaptá-los.



Em vez disso:
“Nossa tecnologia de patente pendente é um complemento de uma conexão para configurações de bCPAP existentes. Quando conectado a uma configuração bCPAP, nosso produto fornece ventilação de pressão dupla não invasiva. ”
Escreva isso:


“Nosso produto com patente pendente é um dispositivo sem energia, fácil de usar, que substitui as máquinas tradicionais de ventilação usadas em hospitais a 1/100 do custo.”


Acomode seus investidores e mantenha as explicações de seu produto simples e diretas, usando termos que todos possam entender. Você sempre pode usar o apêndice do seu plano para fornecer detalhes mais específicos.

3. Não se deixe intimidar.

A grande maioria dos empresários e empreendedores não é especialista em negócios. Assim como você, eles estão aprendendo e não têm graduação em negócios.


Escrever um plano de negócios pode parecer um obstáculo difícil, mas não precisa ser. Se você conhece o seu negócio e é apaixonado por ele, escrever um plano de negócios e alavancar seu plano de crescimento não será tão desafiador quanto você pensa.



E você não precisa começar com um plano de negócios completo e detalhado que descrevi aqui. Na verdade, pode ser muito mais fácil começar com um plano de negócios simples de uma página - o que chamamos de Plano Lean - e depois voltar e criar um plano de negócios detalhado mais tarde.

_____________
Editor do blog
Compartilhe nas suas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Empreenda na Páscoa

 


 


 


Curso

 


Postagens Mais Lidas

Total de visualizações de página