EMPREENDER, COMO COMEÇAR?

O QUE É EMPREENDER ?

Empreender, como começar? Como começar a empreender do zero? Empreender, não significa necessariamente algo exclusivo ligado a negócios, finanças. Empreender tem um amplo significado, desde a ideia de construir algo novo ou aquilo que já existia, dando-se uma nova roupagem. 
Pode ser um projeto de construção, etc. Assim como significa, também, tudo que se relaciona a negócios, montar negócio próprio.

Empreender significa, também, somar valores, saber onde estão as oportunidades e assim transformá-las em um negócio que gere algo lucrativo. E é nesse aspecto que queremos tratar nesse artigo, o termo de empreendedorismo, como começar um negócio.

Aproveite e leia também esse artigo para entender melhor sobre empreendedorismo. Dicas de Empreendedorismo.

OPORTUNIDADES PARA EMPREENDER

Observe esse caso. Estava indo ao supermercado, quando cheguei vi que havia um cartaz informando que somente com o uso de máscaras é que se tinha acesso ao estabelecimento.

Havia uma fila enorme para ter acesso ao interior do supermercado, que já estava alcançando a área do estacionamento e muitos, naquele momento, já estavam usando máscaras, obedecendo às normas daquele local.


Mas o que me chamou a atenção, naquela ocasião, foi quando percebi que havia um rapaz, percorrendo as filas vendendo, máscaras. Achei aquela atitude um tanto sem sentido, uma vez que todos já estavam com suas máscaras.

Isso também pode lhe interessar:


Precisei voltar aquele estabelecimento e, de novo, lá estava o rapaz com suas máscaras, mas agora percebi que algumas pessoas estavam ao seu redor, comprando o seu produto.

Bom, tem uma frase muito conhecida e muito contestada, que diz a ocasião faz o ladrão. Em se tratando de empreendedorismo, podemos fazer uma analogia dessa frase, quando entendemos que as oportunidades surgem e são nessas ocasiões que podem surgir as ideias de negócios. É só ter a vontade de empreender.


Então, não existe uma fórmula temporal para se começar um empreendimento, quando se fala de oportunidades de negócios. Uma ideia de negócios pode surgir numa esquina, ideias para empreender em casa, numa loja, deitado numa cama, numa academia, caminhando, etc. É como se diz, quero empreender e agora.

Grandes empresas hoje existem porque um dia alguém teve a ideia, colocou no papel (quando pôde fazer) e deu início ao seu projeto empreendedor.

É bom dizer que empreender não precisa de diploma, de faculdades, de fortunas. Muitos empreendedores de sucesso, começaram sem nunca terem ido a uma faculdade e em muitos casos, sem muito dinheiro.

Não estamos fazendo apologia contra a educação ela é importante. Somente queremos ressaltar os empreendedores anônimos, que estão nos bastidores desse mercado e que muitos nem são reconhecidos.

Convém dizer que numa feira livre, numa loja simples na rua, existe ali um empreendedor individual, existem ali empreendedores que lutam para manterem seus negócios que um dia começaram com muita luta.

Foto de barraca de frutas na feira

Observem no que estamos dizendo, que não tem um tempo definido para começar a empreender. Com a crise da pandemia, por exemplo, muitas pessoas começaram a repensar seus hábitos, suas habilidades, ao verem seus empregos ameaçados. Logo, surgiram as necessidades de se reinventarem para se adaptar à uma nova realidade.

Quem já tinha seus projetos em andamento, teve que repensar uma nova forma de alcançar seus clientes. Quem não tinha nada como projeto, começou a pensar formas de se inserir na vida econômica, buscando oportunidades para sair do sufoco da crise.

E, diga-se de passagem, nessa crise, muitos descobriram habilidades das quais nunca tinham pensado. É nesse sentido que, fazendo a analogia, as oportunidades fazem o empreendedor.

POR ONDE COMEÇAR?

Dizem que a crise da pandemia, despertou em muitos algo que estava escondido a tanto tempo e que nunca tiveram a oportunidade de se revelar. Existem muitas ideias de empreendedorismo



Então, se você tem habilidades com culinárias, empreenda. Se sabe falar e traduzir um idioma fluentemente, ofereça seus serviços na internet. Se você tem habilidades com consertos de rede elétrica, encanação e outras atividades afins, siga em frente. 

A ocasião está para todos. Aproveite faça cursos online gratuitos na área que você tem habilidades ou aprenda outras atividades. É só começar.
___________
Editor do blog
Compartilhe nas suas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Empreenda na Páscoa

 


 


 


Curso

 


Postagens Mais Lidas

Total de visualizações de página