COMO SABER SE TENHO PERFIL DE EMPREENDEDOR

Muitas pessoas se perguntam como saber se tenho perfil de empreendedor? As respostas podem estar bem ao seu alcance de seu entendimento. 

E para isso, basta você analisar alguns pontos básicos, antes de entrar a fundo em qualquer projeto de negócio próprio. Então, como vou saber se tenho perfil para empreender?

COMO SABER SE TENHO PERFIL DE EMPREENDEDOR

É fácil para você perceber se possui perfil de empreendedor ou não. Os empreendedores possuem certas características tais como aquelas pessoas que buscam resultados, gostam de desafios, têm iniciativa e almejam o sucesso.

É comum que eles usem seus fracassos como aprendizado, como uma espécie de mola propulsora para se aperfeiçoar. Onde os outros veem barreiras, eles veem oportunidades.

Conseguiu se reconhecer nestas características? Quem tem o perfil empreendedor logo se identifica com essas características, mas o que parece natural para os empreendedores pode ser extremamente desgastante para quem tem outro perfil.



É preciso deixar bem claro que, quem se torna patrão, geralmente acaba trabalhando mais. Engana se quem pensa que o empresário só faz o que quer, porque não tem ninguém a obedecer. 

Quando você abre um negócio, saiba que seu patrão é o mais exigente de todos: o próprio cliente.

Além disso quem inicia um empreendimento, tem que saber lidar com gente. Ninguém se sustenta no mercado tendo apenas um bom produto.  

Para muitos, a felicidade não vem do dinheiro e do poder, que são supervalorizados em nossa sociedade, mas sim das opções que fazemos para nossa vida.

Mulher folheando revista sobre a mesa

Se sendo o próprio patrão e o seu grau de satisfação com a vida aumenta, então é porque o seu perfil é de empreendedor. 

Há pessoas, por exemplo, que não têm esse perfil, ela só ver vantagens no tradicional emprego com carteira assinada, pois há vantagem de previsibilidade da remuneração com direito a férias 13º e outros benefícios

Isso conta muito para as pessoas que não suportam a ideia de enfrentar a variação dos ganhos de um negócio. Portanto basta refletir um pouco e você saberá se tem perfil de empreendedor.  

Se você já tiver descoberto que este é o seu caso, então invista no desenvolvimento das suas características empreendedoras.

Muitos dos empreendedores brasileiros se encontraram dentro do negócio, após terem sido demitido e nesse desemprego buscaram novas formas de viver e aí entra o empreendedorismo.

SER EMPREENDEDOR É PARA QUALQUER PESSOA?

Mas, aí vem a pergunta: Será que para se ter um negócio próprio é para qualquer pessoa? Bem, há muitos profissionais que possuem um perfil classificado como corporativo. 

São trabalhadores que se veem com a necessidade de contar com segurança, estrutura, líderes, normas, férias remuneradas, benefícios, entre outras vantagens próprias de uma pessoa com regime de carteira assinada para trabalhar.


Mas isso não quer dizer que essas pessoas não possam empreender. Ninguém precisa realmente nascer empreendedor para se dedicar a um negócio próprio.

Pessoas com boa capacidade de aprendizagem e de adaptação, também podem se planejar para conduzir um negócio.

Isso pode ser por meio de um processo de amadurecimento, marcado por muitos ensinamentos, obtidos a partir dos erros e acertos de pequenas experiências que podem ser feitas mesmo enquanto ainda trabalham empregados, durante seu tempo livre.

CARACTERÍSTICAS PARA SER UM EMPREENDEDOR


Quais as características que uma pessoa deve ter para ser um empreendedor e construir seu próprio negócio?

1. VISÃO DE NEGÓCIO


É fundamental que o empreendedor seja dotado de visão. Que veja o que os outros não veem, em relação ao seu negócio. Existe um monte de atividades em que você pode investir seu dinheiro, tempo e conhecimento.

homem olhando com o binoculo

Mas, o empreendedor é aquele que vê em uma dessas oportunidades, a possibilidade de fazer um novo modelo de negócio. 

Dizem que as oportunidades, em muitas ocasiões, surgem das crises. 

Bom, a crise pode ser um caminho para descobrir algo novo que você ainda não tenha enxergado ou que ninguém tenha ainda descoberto.

2. CONSIDERE OS RISCOS NO NEGÓCIO



Em todo empreendimento existe a possibilidade dos riscos e nesse sentido, o empreendedor precisa possuir as características de que sabe controlar esses momentos. 

Os riscos no empreendimento devem ser planejados pesquisados. É aquilo que chamamos no dito popular, tenha o plano B, C, etc.

3. PROCURE ESTABELECER PARCERIAS



Você também precisa desenvolver uma grande capacidade de estabelecer parcerias, bons relacionamentos. 

Afinal, é assim que você consegue manter uma rede de contatos produtiva para traçar boas parcerias e gerar um ambiente de cooperação e resultados.

4. NUNCA DESISTA



Se pensa em empreender, necessita ter uma característica de um empreendedor que persiste e não desiste nos primeiros embates do negócio. 

Você precisa ter ambição para definir metas audaciosas, e comprometimento com si mesmo, para realizá-las no dia a dia. Sem essa dose de paixão, você vai entrar para as estatísticas da mortalidade empresarial.

5. FAÇA UM PLANEJAMENTO PARA SEU NEGÓCIO



Sem um planejamento ninguém vai a lugar algum. Portanto é fundamental que você elabore um planejamento para que seu negócio não fique em sérias complicações, pelo fato de ter um empreendedor que não cria estratégias para seu próprio negócio.


Claro que existem outras caraterísticas, que poderiam ser somadas a estas, mas acreditamos que para iniciar, essas vão ajudar no seu novo projeto de empreendimento e sucesso.

E você conhece mais alguma característica? Compartilha conosco, deixe seus comentários.
__________________
Editor do blog*
Curta nossa página no facebook
Dicas de Empreendedorismo

Compartilhe nas suas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Empreenda na Páscoa

 


 


 


Curso

 


Postagens Mais Lidas

Total de visualizações de página