DROPSHIPPING, O QUE É?

Dropshipping o que é? Parece ser um nome de algum tipo de guloseima, não é? Mas vamos tentar explicar de uma forma bem mais clara, do que explicar pelo nome original. Dropshipping é uma forma de vendas no varejo, onde a pessoa que oferece o produto não possui ele em estoque. 

dropshipping
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

COMO FUNCIONA

Ainda não entendeu? É o seguinte vamos imaginar que você tem uma loja virtual e que venda produtos disponibilizados nela. Você não tem os produtos à venda em sua vitrine, nem será responsável pelo envio da mercadoria ao cliente comprador. 

Você será apenas o intermediário da compra entre o cliente e o fornecedor. Esse sim, o fornecedor, será o responsável pela parte logística do estoque e envio do produto ao consumidor. Você nem toca e nem acompanha a saída do produto.

infografico dropshipping

Resumido: Você oferece os produtos, por meio de uma loja virtual, redes sociais ou outra plataforma. O cliente efetua a compra do produto em sua loja, você realiza a compra do produto no fornecedor, enviando para ele todo os dados do cliente, tais como: nome, endereço e forma de pagamento. O fornecedor, após a confirmação do pagamento, envia o produto para o cliente. Pronto, sua parte foi feita. 

QUAIS VANTAGENS DO DROPSHIPPING

Com esse método, é possível oferecer diversos produtos em grande quantidade, tendo o cuidado de não ofertar algo que não está mais disponível no fornecedor. Por isso é sempre bom, acompanhar o processo de disponibilidade no fornecedor. 

Então, quais as vantagens desse método?

1. Você precisa apenas ter uma conexão com a internet, se cadastrar no site fornecedor e após a sua aprovação, começar a vender na sua loja virtual ou outros meios;

2. Risco de investimento: Nenhum, afinal você não vai comprar nada. apenas vai intermediar a compra entre o cliente e o fornecedor;

3.  Você não precisa estocar produtos nem vai precisar de funcionários para tomar conta de seu negócio;

4. Com o método do dropshipping, você pode escolher mais de um fornecedor e assim, diversificar na oferta;

5. Você tem a liberdade de trabalhar em qualquer lugar.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

DESVANTAGENS DO DROPSHIPPING

1. Competição. Lembre-se, você não está sozinho nesse modelo de negócio. Há uma concorrência demasiada nesse mercado de dropshipping. Então já sabe, né? Mãos à obra. Procure vencer os concorrentes que estão puxando seus clientes e deixando você fora da briga;

2. Margens de Lucro baixa.  O que acontece é que como existem muitos concorrentes, a tendência é encontrar preço menores que o seu. Aí, terá que baixar para não perder o cliente ou ver outra estratégia para permanecer no mercado;

Por exemplo: Observe que na plataforma do Mercado Livre, existem diversos preços para um mesmo produto. Isso quer dizer que há uma guerra entre concorrentes, para ganhar o cliente;

3. Fornecedor. Hum! aqui a coisa pega. Não existe coisa pior no mercado do que ter um péssimo fornecedor. Isso acaba com qualquer empreendimento e não é só no dropshipping;

Isso vale para qualquer tipo de negócio. Imagina só o  problema que você vai ter se escolher fornecedores ruins. Problemas no prazo de entrega, no envio, no empacotamento,, etc. Enfim, será uma dor de cabeça. Aí seu negócio vai pro ralo, perdendo a confiabilidade de seus clientes;

4. Gerenciamento de Estoque. Mesmo não sendo de sua competência o gerenciamento do estoque dos produtos, não existe a certeza de que aquele produto ainda está disponível.

Corre-se o risco de se oferecer um produto e que na conclusão de todo o processo da venda, não está disponível, simplesmente porque você não tem o controle disso;

5. Consumidor zangado. Agora vem outra situação: o comprador quer uma justificativa para uma situação relacionado à compra, ao produto. Quem vai responder? Lembre-se que ele entrou em sua loja, comprou de sua loja, pagou a você. 

Ele nem sabe que você usa o método de dropshipping. Ele quer respostas. Então, quem vai responder é você. Essa é uma das piores desvantagens desse método. Demora na entrega, produtos com problemas, etc. Essa é a parte mais complicada e chata, porque você não tem como fugir disso.

Dropshipping é legal no Brasil?

Sim. Não existe uma lei que proíba esse tipo de negócio. no Brasil. Agora, o que existem são regras dentro do Código do Consumidor, para que o negócio funcione sem dar problemas ao cliente. Alguns pré-requisitos são exigidos para que esse método funcione sem maiores problemas.
 

Você sabia que as gigantes do e-commerce, praticam o dropshipping? Exemplo: Amazon, Mercado Livre e outras gigantes do varejo, lojas que são dropshipping. Elas utilizam o sistema e faturam muito bem. Mas aí é outra realidade, por tratar-se de gigantes do varejo que possuem toda estrutura para suportar a demanda e resposta imediata.

Surpreso? Bom, o diferencial é que elas tem fornecedores quentes, ou seja, elas não produzem o que vendem, mas possuem fortes fornecedores, além de contar com uma estrutura logística capaz de responder satisfatoriamente ao consumidor em tempo hábil.

Se você ficou interessado para entrar no mercado de dropshipping, faça mais pesquisa e veja se vale apena investir nesse ramo de negócio. Bom, espero que esse post tenha lhe ajudado um pouco a entender todo o processo.


Curta nossa página no Facebook
Siga-nos no Instagram
Compartilhe no Pinterest
Confira nosso Twitter
Acesse nosso blog
______________
Editor do blog
Compartilhe nas suas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Empreenda na Páscoa

 


 


 


Curso

 


Postagens Mais Lidas

Total de visualizações de página