FRANQUIAS VALEM APENA?

Muito se pergunta se franquias valem a pena. Qual franquia é mais lucrativa? O que é uma franquia, franchising, modelo de negócio arrendado. Mas é importante entender seu conceito com mais propriedade, como funciona essa engrenagem como modelo de negócio, modelos de franquias baratas, qual a vantagem de ser um franqueado? quem é o franqueado e o franqueador, e sem contar as muitas dúvidas se franquias valem a pena? qual franquia abrir, etc.
 
mulher escolhendo roupas no cabideiro
Imagem de Alterio Felines por Pixabay 

FRANQUIAS VALEM APENA

Enfim, se informe previamente, para se ter uma ideia do negócio de franquias, entender todo o mecanismo, seus modelos, a responsabilidade ao assumir uma franquia, antes de entrar propriamente dito, no ramo.

DEFINIÇÃO


Então vamos lá. Em linhas gerais, franquia é um sistema onde um franqueador cede ao franqueado, permissão para o uso de uma determinada marca ou registro, associado ao direito de distribuição exclusiva ou parcial de produtos ou serviços.

Uma definição mais clara, temos por parte do Sebrae que diz: 

"Esse modelo caracteriza-se pela existência de um contrato, no qual uma empresa, detentora de uma marca ou patente (franqueador), utiliza o Sistema de Franquias para expandir seus negócios, concedendo a outros (franqueados) o direito de uso de sua marca ou patente e de exploração comercial do que tiver sido desenvolvido ou testado por ela. Para reproduzir corretamente o modelo e se beneficiar de um negócio experimentado e bem-sucedido, o franqueado deverá receber orientação para a instalação e a operação da unidade franqueada, mantendo o padrão exigido e remunerando a franqueadora pela concessão dos direitos e pela transferência desses conhecimentos". (Sebrae)

Imagem de Alterio Felines por Pixabay 

Como você percebe, esse sistema de negócios, se expandiu em todo o mundo e tem alcançado níveis de progresso no mercado, de forma, que é quase impossível não perceber uma franquia de algum produto ou serviço ou uma rede de franquias. E aí vem a pergunta: porque as franquias fazem tanto sucesso?

QUAIS OS MODELOS DE FRANQUIAS


Existem vários modelos de franquias, mas só vamos nos deter nas mais usadas no momento:

Franquia Unitária – transferência de direito de abertura de uma unidade, com exclusividade de atuação em local determinado pelo franqueador. 

Nesse sistema o mesmo franqueado pode possuir outras franquias unitárias, de acordo com negociações com o franqueador. Isso vai depender de vários fatores, tais como, progresso do negócio, capacidade do franqueador assumir financeiramente, um projeto de expansão dessa franquia.

Franquia Master – modelo comumente utilizado nos Planos de Internacionalização de Franquias e em países de grandes dimensões geográficas, como o brasil. O master franqueado (ou subfranqueador) assina um contrato que lhe dá o direito de implantar ou terceirizar outras unidades franqueadas em uma determinada região.

Franquia de desenvolvimento de área – cessão de direito para exploração de uma determinada região, em que o franqueado abrirá mais de uma unidade em um determinado espaço de tempo. 

Imagem de Alterio Felines por Pixabay 

O QUE É SISTEMA DE FRANCHISING

É um sistema padronizado pela franqueadora para permitir e administrar franquias e que contempla as regras, normas e padrões para gerir redes de franquias.

Saber os modelos, suas vantagens e desvantagens, você pode obter mais detalhes no site do Sebrae e no Portal do Franchising. Nesses portais, pode se ter com mais clareza os modelos e como efetivar investimentos em cada franquias.

Leia também 

Veja quais modelos de franquias que mais combina com suas habilidades de negócios:
  • ALIMENTAÇÃO
  • CASA E CONSTRUÇÃO
  • COMUNICAÇÃO, INFORMÁTICA E ELETRÔNICOS
  • ENTRETENIMENTO E LAZER
  • HOTELARIA E TURISMO
  • LIMPEZA E CONSERVAÇÃO
  • MODA
  • SAÚDE, BELEZA E BEM ESTAR
  • SERVIÇOS AUTOMOTIVOS
  • SERVIÇOS E OUTROS NEGÓCIOS
  • SERVIÇOS EDUCACIONAIS
Escolha o seu modelo de franquia, entenda todo o processo do sistema de franqueado e franqueador,  faça sua pesquisa de mercado, plano de negócio. 

Veja esse post sobre Como montar um Plano de Negócios 

Enfim, não mergulhe de cabeça, sem antes entender toda a estrutura para iniciar um negócio, principalmente de franquias. Todo sucesso para seus empreendimentos.

Gostou desse post? Compartilhe, curta nossas redes sociais





______________
Editor do blog
Compartilhe nas suas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Empreenda na Páscoa

 


 


 


Curso

 


Postagens Mais Lidas

Total de visualizações de página