COMERCIO ELETRÔNICO, O QUE É?

E-commerce ou comércio eletrônico, conceito utilizado na era digital para se referir ao modelo de comércio que se utiliza de internet como meio de divulgação e conclusão da compra.

Vamos usar os termos e-commerce ou comercio eletrônico, durante o artigo. E-commerce, portanto, é uma das áreas do mercado digital mais influente nos negócios online.


A internet faz parte do nosso cotidiano. Ela foi capaz de mudar conceitos, cultura. Enfim, aquilo que era somente uns momentos de diversão, lazer; se tornou parte de nosso mundo pessoal e nos negócios, na palma da mão.

Segundo pesquisa, mais da metade do planeta já está conectado. Isso mostra a força digital na vida da população mundial.

Com o comércio praticamente limitado no seu funcionamento regular, a saída para comerciantes, empresários, MEI, mesmo aquela pessoa que tem um pequeno negócio, é o uso do e-commerce.

Sabemos que por causa da Pandemia, a forma de interação com os clientes, passou do físico para virtual e isso inclui a negociação e conclusão de vendas.

Então, se você tem projetos de usar o comércio eletrônico para vender seus serviços ou produtos, saiba que é necessário e fundamental, que você se planeje para embarcar nessa modalidade, a fim de melhorar suas vendas e obter êxitos nos resultados de seu negócio.

O mundo digital muda frequentemente e quem não acompanhar essas mudanças, vai ficando para trás, deixando seu negócio desatualizado, podendo pagar um preço caro por isso.

online-shopping
Imagem de Preis_King por Pixabay 

Deixar o concorrente à sua frente por causa de falta de atualização, não é uma boa coisa para seu comércio eletrônico. O ambiente digital muda constantemente.

Entrar no comércio eletrônico sem entender sua dinâmica, é um risco de se perder um tempo enorme e não sair do lugar.

COMO FUNCIONA O COMERCIO ELETRONICO?

Não há, praticamente, diferença entre o físico e o virtual em termos de vendas. A diferença reside no fato de que no e-commerce, toda interação com o cliente e a possível conclusão de uma venda, está no modo virtual, online.

Mas para atuar nessa modalidade veja as etapas:

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

O uso de uma plataforma para que, seus produtos ou serviços sejam, visualizados e assim o cliente entre em contato com sua loja para concluir a venda;

Acolhimento de todos os pedidos, levando em consideração o cuidado para que não haja divergências no pedido solicitado pelo cliente;

A logística de como você prepara e a entrega dos pedidos são fundamentais para ter clientes satisfeitos. O pós-venda é muito importante, lembre-se disso;

Imagem de Jarosław Bialik por Pixabay

Tenha em mente que nicho de mercado você vai atuar no comércio eletrônico. Não faça como alguns que tratam sobre tudo, sem ter uma linha clara de que tipo nicho atuam. Mantenha-se no foco de seu nicho, atendendo os problemas de seu público;

Crie um plano de negócio para atuar no e-commerce. Afinal, as redes sociais, outras plataformas estão aí para serem usadas com sabedoria e planejamento;

Imagem de Mediamodifier por Pixabay 

Venda com segurança, use meios de pagamentos disponíveis no mercado digital. Existem diversas plataformas de meios de pagamentos, utilize a que melhor atender seu negócio;

É imprescindível que você tenha uma noção de estratégias de marketing, assim como conhecer a dinâmica das redes sociais. Hoje é impossível dizer que não “sabia”. Existem muitos vídeos na internet que tratam sobre o assunto.

___________
Editor do blog


Compartilhe nas suas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Empreenda na Páscoa

 


 


 


Curso

 


Postagens Mais Lidas

Total de visualizações de página