HOME OFFICE, TERNO OU PIJAMA?

Nesses últimos anos, a relação entre empresa e colaborador, mudou, acentuadamente, o estilo, no que diz respeito ao ambiente de trabalho. Houve uma migração do escritório para a residência, considerando as urgentes necessidades de se adequar aos protocolos das autoridades sanitárias, por conta da pandemia.

Homem bem a vontade, sentado com notebook no colo
Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay

Por conta desse binômio, home office e pandemia, muitas empresas se viram obrigadas a mudarem seu conceito de ambiente de trabalho, para dar continuidade às suas atividades econômicas, sem prejuízos nos seus lucros.

O que quer dizer home office

Aquele ambiente de escritório, provavelmente, com divisões de salas, setores, com pessoas em reunião, trabalhando juntos, não tem mais sentido, nessa atual conjuntura da pandemia.

Rapaz sentado no sofá, digitando em seu notebook

Agora, o trabalho é estilo home office. Isto quer dizer, aquelas atividades desenvolvidas no escritório, serão transferidas para outro local: uma residência ou outro local isolado de grupos, utilizando-se as ferramentas tecnológicas de informação e comunicação, dependendo do tipo de atividade econômica.

Para muitos, essa nova situação podia ser visto como o sonho desejado. Ter seu escritório numa sala, sem nenhuma perturbação, longe de engarrafamento para chegar ao trabalho. 

Acordar um pouquinho mais tarde, tomar seu café sossegadamente, lendo notícias do dia, trabalhar de pijama, do jeito que se levantou da cama, etc.

Pijama ou terno?

Homem sentado de pijama em seu notebook
Foto licenciável do Google: Homem de pijama no home office

Essa liberdade de trabalhar bem à vontade, em sua própria residência, é muito relativo, pois vai depender do tipo de atividade que cada pessoa estiver realizando.

pessoa sentada no sofá com os pés sobre a mesinha da sala
 Dillon Shook no Unsplash

Quem trabalha como colaborador de empresas que sempre necessita de reuniões remotas, não vai dar vexame na frente dos demais, usando apenas um calção ou um pijama, pois o ambiente de trabalho, teoricamente mudou, mas a convivência e compartilhamento de ideias em grupo, essas coisas do tipo, permanecerão.

mulher em seu escritório em casa mexendo no celular
Imagem de StockSnap por Pixabay

Mas, se uma pessoa trabalha numa empresa que apenas se pede que o mesmo desenvolva suas atividades, sem necessidades de uma reunião, aí é totalmente diferente, embora, haja opiniões contrárias, considerando que se é trabalho, deve ser encarado como se lá estivesse na empresa.

Mas isso é uma questão que vai longe de ser aceita por unanimidade, até porque, home office e trabalho remoto, não foram vistos com bons olhos, a princípio. 

A desconfiança fazia parte daqueles que não aceitavam esse tipo de novidade na relação de trabalho, por considerar que esse tipo de atividade não era produtivo, sem contar que não tinha como controlar horário do colaborador, etc.

Quais as vantagens do home office ?

moça sentada na cadeira com notebook em seu colo
Foto de Daria Nepriakhina no Unsplash

Essa é outra questão que merece muito uma análise. Trabalhar em home office para muitos, pode ser muito boa a ideia, mas há controvérsias.

A qualquer momento, você pode ir até lá e dar um abraço no seu filho(a), brincar com ele e fazer um carinho no cachorro que, claro, também faz parte da família.

mulher em seu home office acariciando seu bebê
Foto de Standsome Worklifestyle no Unsplash

O escritório ao lado do quarto, sem preocupação de sair correndo para o trabalho para não chegar atrasado. Sem filas para enfrentar no dia a dia, etc.

No seu home office, isolado de barulhos, sem ninguém para perturbar, tudo que alguém desejaria na sua vida. Mas, lembre-se, isso é um ponto de vista que não é aceito por todos.

Há quem prefira trabalhar no período da noite, por achar mais produtivo. Contudo, em se tratando de trabalho da empresa, não se pode ultrapassar o horário de trabalho.

Mas se você tem seu negócio e usa muito o home office, o horário, evidentemente, quem faz é você. As metas, objetivos propostos é totalmente do seu controle. 

Como dizem: você é seu chefe. Mas cuidado, tudo em demasia é prejudicial, mesmo que você seja seu próprio patrão.

E aí, qual sua opinião sobre home office: Terno ou pijama?
Deixe seus comentários abaixo.


Acesso nosso blog
Curta nossa página
Siga-nos no Instagram
Acompanhe-nos no Pinterest e Twitter
_________
Editor do blog
Compartilhe nas suas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Empreenda na Páscoa

 


 


 


Curso

 


Postagens Mais Lidas

Total de visualizações de página