INVESTIMENTO: POUPANÇA OU TITULOS:

Como poupar dinheiro ganhando pouco? Como investir com pouco dinheiro? Certamente essas são questões levantadas por muitos. Saber como economizar no seu dia a dia, mesmo com pouca grana, tem sido as mensagens de muitos gurus da economia.

Apresentação da página do Tesouro Direto
Como você enxerga o dinheiro? Como você foi educado financeiramente? Porque quer fazer um investimento? Como investir numa poupança. Parece que essas perguntas estão fora de conexão, não é mesmo? Mas comece a refletir mais sobre cada uma delas.

Todos nós temos sonhos. Não importa a condição social, todos somos movidos a desejos, no sentido de trazer benefícios à vida.

Numa época em que o modo de produção usava pessoas como escravos, havia desejos dos escravos de sair daquela situação e que só mesmo a Lei Áurea tornou possível esse sonho.

E aqui não vamos entrar em mais detalhes de outras classes sociais, mas a ideia é trazer à luz, desejos, sonhos que trazemos no nosso subconsciente, independentemente da vida financeira de cada pessoa.

Tivemos época em que o conceito sobre dinheiro é somente para pessoas ricas e nunca para pobre. Pessoas foram criadas com o conceito de dinheiro totalmente envolvidos com questões religiosas ou mesmo envolvidas com sua vida de pensamentos pequenos. Observem as seguintes frases:

“Os ricos são pessoas muito gananciosas”. “Devemos nos contentar com o que temos”. “Dinheiro não traz felicidades”. “Dinheiro não é tudo”. “Quem nasceu pobre, vai morrer pobre”. “Dinheiro é a raiz de todos os males”.

Muitos foram educados dentro de sua casa ouvindo de seus pais, essas frases ou outras acima. A forma como enxergamos investimentos com o dinheiro, diz muito da forma como fomos educados sobre ele.

Moedas e cédulas sobre a mesa
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay 

Não existe uma fórmula que ensina a ser rico na vida, da noite para o dia. Claro, chegar a montar um patrimônio, exige que tenhamos uma ideia clara do que o investimento representa para nós, o conceito que temos sobre dinheiro e agir. Isso possibilita a cada um a realizar seus sonhos. Invista, mesmo com pouco, mas comece.

Quais são os melhores investimentos? Como poupar seguramente visando um futuro, sem deixar de lado seu lazer e suas necessidades. Quais as melhores plataformas de investimento? Há vários questionamentos sobre os rendimentos da poupança e se vale a pena investir nessa modalidade.

Segundo informações da Economatica, as perdas do poder aquisitivo vindo da poupança, tiveram uma queda considerável e que nesse mesmo estudo, dessa instituição, formam 11 meses seguidos de perdas na poupança.

EBOOK

Um exemplo: quem deixou seu dinheiro na poupança até o mês de julho do ano de 2021, a perda foi de 6,67% em um ano. Foi a maior perda com aplicação em poupança, considerando a partir do ano de 1991.

Hoje, seguramente, quem quer um melhor investimento, a melhor opção não é a poupança. Os rendimentos dela são muito baixo em relação a outros investimentos.

Para investir com rendimentos melhores o seu dinheiro, é muito importante fazer uma comparação entre aplicação financeira na poupança e aplicação em outras modalidades, como por exemplo, Títulos do Tesouro Direto.

Veja um exemplo comparativo entre Título do Tesouro e poupança, além de outras modalidades. Mas em todas elas, o investimento no tesouro direto, ainda é melhor aplicação.

Leia também: TESOURO DIRETO, O QUE É?

Lembre-se que esse valor é apenas uma referência para efeito comparativo.

Relatório de investimento tesouro direto
Crédito: Tesouro Direto

Fazendo então, uma análise dos rendimentos da poupança, percebe-se que, os resultados, não compensam, em relação a investimentos, nesse mesmo período, com títulos do tesouro nacional.

Portanto, investir em um título que garanta rentabilidade acima da inflação, é a melhor opção do momento, tendo em vista que, atualmente, não compensam os rendimentos da poupança.

____________

Editor do blog

Compartilhe nas suas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Empreenda na Páscoa

 


 


 


Curso

 


Postagens Mais Lidas

Total de visualizações de página