NA PANDEMIA, QUAL O PLANO B?

Desde que começou a pandemia, o mundo todo precisou de uma saída enquanto se aguardava uma vacina que fosse capaz de conter o avanço dessa doença espalhada no mundo.

Mulher Pensando num plano B
Imagem de Robin Higgins por Pixabay

Evidentemente, uma coisa é bastante clara para todos: Ninguém esperava por isso. Nenhum empresário poderia imaginar que um dia seu negócio seria afetado pela pandemia, embora a humanidade já tenha experimentado  outras pandemias. 

Mas aí, o mundo todo se viu numa crise sanitária. Desespero geral, tanto dos micros empreendedores, quanto macros empreendedores. A Pandemia travou o mundo, a princípio. Fechou empresas, desempregou muitos e ainda por cima, trancou muitos em suas casas, como forma de evitar o contágio maior.

Nesse cenário da crise, três tipos de atitudes foram exigidas para sobreviver ao caos sanitário:

1. Entender que não havia mais possibilidades de continuar no negócio, se dar por vencido.

2. Entender que o momento vai passar e não tomar nenhuma atitude com seus negócios.

3. Enxergar no novo normal, oportunidades de alcançar os objetivos reinventando, criando novas ideias. É chamado plano B. Todos que empreendem devem ter um plano a parte para esses momentos difíceis, pois nem sempre eles são visíveis e a pandemia foi um exemplo muito claro disso.

Mão escrevendo numa mesa com celular e notebook
Imagem de Firmbee por Pixabay 

Todavia, essa situação foi uma alavanca, um incentivo para aqueles que tinham outras alternativas para enfrentar a crise. A pandemia criou situações para o novo normal, dando chances a empreendedores que aproveitaram o momento para aumentar sua renda nos negócios ou criar um novo empreendimento.

Empreendedores entenderam que deviam olhar esse novo normal, não como adversário, mas como um parceiro de novas ideias. Parafraseando os grande lideres da administração: Crises são momentos oportunos para se reinventar, criar situações com objetivos para alavancar seus negócios.

Como já foi dito por muitos visionários que existiam habilidades guardadas em cada pessoa e que numa dessas situações, tiveram que coloca-las em prática. 

E no novo normal, sobreviverão aqueles que tiverem melhores capacidade de se reinventar, criar coisas que não estavam no plano A. É o que se diz, pensar fora da caixa em todos os sentidos.

Para acompanhar, sugerir melhorias, temos uma das melhores parcerias: O Sebrae. Especialistas do Sebrae, sempre trazem muitas informações, orientações, para melhorar o andamento de seu negócio, mesmo nesse momento pelo qual estamos passando. Vale a pena uma consulta.

Leia também:

1. Nichos em Alta na Pandemia

2. Manual do Delivery: Seu Caminho para o Sucesso

3. Saídas para a Crise na Pandemia

No vídeo abaixo, observe como uma pessoa é capaz de se reinventar diante de uma situação inusitada, que foi a pandemia, criando novas oportunidades. No vídeo, observe a visão desse empreendedor, a administração e a forma de se manter no mercado, num cenário difícil. Assista, curta, assine e compartilhe o canal.

Crédito: Canal Sebrae SP

___________________________________


 
__________________
Editor do blog

Compartilhe nas suas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Empreenda na Páscoa

 


 


 


Curso

 


Postagens Mais Lidas

Total de visualizações de página