O que são micro nichos ou subnichos? São especificações dentro de uma área geral para segmentar seu público.
Enquanto o nicho representa a parte genérica de um segmento de um determinado mercado, o subnicho é uma parte menor dessa seção do mercado.
Então, micro nichos ou subnichos, caracterizam uma reduzida parcela de consumidores e clientes de um mercado mais amplo.
Os Micro Nichos mais Lucrativos da Internet
Veja um exemplo de nicho: “Sapatos”. Perceba como ele é um termo abrangente? Você pode criar o nicho sobre calçados, mas saiba que ele é um termo geral e com muita concorrência, para variar.
Imagem criada no Canva |
Outro exemplo: imaginemos que queira atuar na área de “saúde”. Ora, como se percebe, saúde é um termo geral. Não se tem uma ideia do que você vai focar. Muito genérico.
Não é legal
atuar num nicho onde se atira para tudo que é lado e sem contar que vai
concorrer com grandes sites dessa área.
Mas se você
trabalhar num segmento menor na área de saúde, poderá atingir seus objetivos de
uma forma mais eficiente.
Explico: a área
de saúde é muito vasta, e é nesse sentido que, pegar uma pequena parcela desse
nicho maior, vai fazer toda a diferença.
Veja um exemplo
claro. Um subnicho da área de saúde: “emagrecimento com saúde”. Observe que você
está atuando na área de saúde, mas está focado na parte de emagrecimento, que é
uma área muito procurada na internet.
Anúncio
Compre esse ebook da Hotmart |
Área de Saúde: Alimentação Vegana, Emagreça em 8 semanas, Dieta das fibras, etc.
Área de Finanças: Investindo no Tesouro Direto, Investindo na Bolsa, etc.
Área de Relacionamento: A arte do Namoro, Sedução pela Internet, Segredos da Conquista, etc.
Área de Hobbies: Como Organizar Excursões Religiosas, Crochê para Iniciantes, etc.
Educação: Cursos Online, Redação para o Enem, Aprovado em Concursos Públicos Federais, etc.
Claro que a lista é imensa. Isso é só para mostrar como existem variedades de oportunidades em cada área, atuando dentro do micro nicho de sua escolha.
Crédito: Canal Dicas de Empreendedorismo
Vantagens de atuar num micro nicho
Existem vantagens
para se atua num micro nicho. Veja algumas delas:
>>Rapidez na criação de conteúdo. Como já
se sabe que área vai solucionar, os conteúdos sairão com mais fluidez;
>>Conteúdos que oferecem soluções de
problemas específicos;
>>Gera lucros. Clientes e consumidores
mais específicos acabarão comprando sua solução;
>>Envolvimento. O micro nicho tem essa
grande facilidade de fazer com que haja um maior engajamento de seus clientes e
consumidores com mais propriedade.
Onde encontrar micro nichos rentáveis?
Se você fizer
uma busca no Google, vai encontrar uma gama de informações e muitas delas, nem
sempre vão ao ponto direto.
Portanto, vamos
disponibilizar sites e plataformas onde é possível encontra os melhores micro
nichos do mercado digital.
Vamos lá! Depois
que você decidiu em que área vai atuar, precisa agora de mais informações sobre
seu subnicho ou micro nicho.
Veja onde buscar mais informações sobre seu micro nicho:
Tomaremos um subnicho
como exemplo, “Aprender a Tocar violão”. Aliás, esse termo foi do próprio
Google. Se você digitar “Violão”, será um termo genérico.
Mas faça isso vá
no Google e digite a palavra “aprender a...”
O próprio Google
já completa a busca, com a frase mais procuradas que é “aprender a tocar violão”.
Então, um dos
caminhos para encontrar micro nichos, está no próprio buscador de pesquisa do
Google. Aproveite e faça sua pesquisa para identificar seu futuro negócio.
Essa ferramenta
de busca de palavras chaves é muito usada pelos empreendedores e criadores de conteúdo.
Ela mostra o quanto uma palavra tem sido pesquisada e também mostra a evolução
desse termo.
Então, similar
ao Google, ela oferece alguns recursos na versão gratuita, mas a ferramenta
paga, claro, tem muito mais recursos. Vale a pena investir nessa ferramenta.
Google
Ads, principal serviço de anúncios dessa empresa, uma ferramenta essencial.
Aqui você tem uma ideia de quanto a palavra chave terá sentido para anunciar, dependendo
do peso dessa busca.
Google
Trends é uma ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados
em um passado recente. A ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que
um termo particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas.
A
ferramenta gratuita mostra qual palavra chave é mais procurado. Por exemplo se você
fizer uma comparação na ferramenta Google Trends, entre “aprender a tocar violão”
com a outra palavra “aprender a tocar violão fácil”, você irá se surpreender
com o resultado e verá que “aprender a tocar violão” é a mais procurada.
Não
são plataformas de busca por palavras chaves. Mas são plataformas que apresentam
os infoprodutos disponíveis em diversos nichos e micro nichos em formatos
diferenciados.
Nelas
você faz um cadastro gratuito para se filiar como produtor ou afiliado dos infoprodutos
dentro de seu micro nicho para oferecer aos seus futuros consumidores,
recebendo uma comissão pelas vendas realizadas.
QUAL SERÁ SUA ÁREA DE ATUAÇÃO?
E
aí, qual sua área de trabalho? O que você sabe fazer que pode ser o seu micro
nicho? Sabe cozinhar muito bem? Ofereça cursos, dicas de como fazer aquele
prato especial. Seu negócio é viagem? Que tal organizar excursões específicas,
tais como, excursões para Aparecida do Norte?
Acesse no blog
Curta nossas redes sociais
Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest
Canal do Youtube
__________________
Editor do blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário