O Brasil fechou o ano de 2018 com 10 mil
startups em atividade, segundo a base de dados da Associação Brasileira de
Startups (Abstartups), instituição sem fins lucrativos que mapeia startups de
todo Brasil.
Esse
mercado, portanto, está em pleno crescimento. Novas ferramentas e
plataformas surgem a cada ano, e com elas novas formas de interagir com os
clientes, criando assim as mais variadas possibilidades mercadológicas.
Para
ajudar os empreendedores a entenderam as mudanças, o Sebrae/PR preparou
o Caderno de tendências 2018/2019, analisando o mercado atual e com ênfase nas
PMEs. Confira oito dessas tendências e empresas inseridas nesse contexto.
1. Cliente no controle
O
jovem consumidor contemporâneo tem visto a publicidade on-line como uma
inconveniência, preferindo ter o controle daquilo que consome no ambiente
online. Por isso, compreender esse público, direcionando a criação de conteúdos
ou ações a ele, tem se tornado essencial para o êxito de qualquer negócio.
Especializada
em oferecer as principais ferramentas para o marketing digital, a leadlovers auxilia
os empreendedores que queiram atrair potenciais clientes para seu negócio, sem
gastar muito.
Para
engajar ainda mais os consumidores, a Cazamba, empresa
de tecnologia e inovação em mídia, cria formatos de anúncios customizados e de
alto impacto no digital, para possibilitar mais interação das marcas com seus
públicos.
Além
disso, a análise de concorrência é um ponto crucial para realizar campanhas de
forma eficiente. Para auxiliar neste processo, a Zeeng, primeira
plataforma de big data analytics para o setor de comunicação e marketing, ajuda
a monitorar seus concorrentes em três vertentes: redes sociais, imprensa e web
analytics.
Outro
exemplo é a GhFly, agência referência em marketing digital e
líder em performance. A empresa é especializada em gestão de campanhas
criativas e inovadoras com foco em resultado, aliando mídia online com um
formato de consultoria.
2. Consumidores investigativos
Estudos
recentes indicam que 70% dos consumidores procuram saber mais sobre as empresas
que consomem. Se as organizações não fornecem dados, certamente o consumidor
irá procurar tais informações na internet. Para ajudar nessa busca, muitas
startups criaram tecnologias capazes de melhorar na pesquisa por informações
verdadeiras sobre as marcas no ambiente online.
É
o caso da Trustvox primeira e única certificadora de
reviews no Brasil, que possui uma ferramenta que permite que os lojistas
publiquem apenas as opiniões verdadeiras dos clientes, ou seja, daqueles que
realmente compraram na loja mesmo não sendo comentários positivos, sem que haja
moderação nos comentários, para que haja transparência entre o cliente e a
loja. Leia mais
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