COMO ESCOLHER NICHO DE MERCADO?

Se você quer entrar no mundo dos negócios, precisará definir o seu nicho de mercado. Mas o que é nicho de mercado? Para entrar nesse ramo, é necessário antes de tudo compreender o significado da palavra e saber como escolher nicho de mercado.

COMO ESCOLHER NICHO DE MERCADO?

O maior problema é que muitos entram de cabeça sem nenhum projeto esboçado, principalmente, no mundo online.

Escolher nicho de mercado é o primeiro passo para organizar seu negócio
Imagem construída com o Canva

O QUE É UM NICHO DE MERCADO?

Nicho de mercado é uma parcela pouco ou nada atendida de um grande grupo consumidor, uma oportunidade oculta dentro de um segmento de negócios amplo e competitivo. É um conceito essencial para marketing e vendas. (Rockcontent)

É a pequena porção da maior parte que você vai trabalhar, ou seja, uma parte do mercado que você escolher para iniciar seu negócio.

Vamos dá um exemplo, para ficar mais claro. Imagina que você queira trabalhar com o Nicho de Saúde. Bom, quando se trata de saúde é um nicho amplo, por isso precisa saber que área da saúde você vai direcionar seu público.

QUAL É O SEU NICHO DE MERCADO?

Bom, como você já entendeu o que é um nicho de mercado, agora vamos tratar sobre o que como escolher nicho de mercado. Talvez seja sua dúvida sobre que tipo de nicho criar e como saber qual o seu nicho de mercado.

A escolha tem tudo a ver com a sua habilidade. O que você mais gosta de fazer e tem paixão por ela. Ninguém deve entrar nesse mercado sem saber o que quer. É barco furado, pura perda de tempo e dinheiro. 

Portanto, é muito importante que as pessoas entendam que um nicho tem tudo com a pessoa e suas habilidades.

Vamos dar um exemplo: Imagina que você queira entrar no Nicho de Música. Como você percebe é um mercado amplo e sem direcionamento.

Se você digitar no Google a palavra música, vai ter uma enxurrada de links diversos, uma vez que não se especificou o que exatamente da música se quer saber.

A musica é um nicho amplo. Aprender a tocar violão é o nicho
Imagem criada com o Canva

Mas, digamos que você entenda de música e saiba tocar violão, que é um nicho específico dessa área, e aí você pode criar um curso: Aprenda a tocar violão rápido.

Você percebe que tocar violão é um nicho da área da música, e que aprender a tocar violão rápido, é um nicho específico. Esse é o nicho de mercado de sua área, caso seja a escolha para trabalhar.

ONDE ENCONTRAR NICHOS DE MERCADO

Existem diversas formas para se encontrar um nicho de mercado. Se você já tem um nicho e gostaria de saber como eles estão no mercado, será muito interessante pesquisar onde achar os melhores nichos de mercado.

Existem muitas ferramentas que nos ajudam a pesquisar e escolher um nicho de mercado através de dados precisos e segmentados. Veja onde fazer uma busca:

1.   Google – A ferramenta de pesquisa do Google é uma das melhores para ser usada nas pesquisas de nicho. Veja por exemplo, quando digitamos a palavra aprenda a tocar violão, veja as sugestões que a própria ferramenta oferece:

Print de tela do google
Créditos: Pesquisa do Google

2. Google Trends - Essa ferramenta tem uma coisa muito boa é que ela te dá a evolução de buscas ao longo do tempo. Ao pesquisar seu nicho você terá uma ótima oportunidade por meio de palavras-chaves, inclusive, pode ser feita a pesquisa por regiões.

print tela do google trends
Créditos: Pesquisa do Google

Com essa ferramenta, você pode conhecer o número de pesquisas por um termo, segmentar a pesquisa por localização geográfica e o nível de competição pela palavra-chave.

3.    Ubersuggest – Essa ferramenta funciona da mesma forma que a ferramenta do Google. Ela tem um diferencial que é a apresentação do volume de busca da palavra-chave e quanto ela vale por cliques.

print tela ubersuggest
Créditos: Neil Patel

4. Hotmart – Uma excelente plataforma para fazer uma busca como está posicionado o seu nicho de mercado. A plataforma é uma grande vitrine de produtos digitais, com variados nichos de mercado. Para acessar a plataforma, você precisa se cadastrar na Hotmart e ter acesso aos produtos ali disponíveis.

Print de tela hotmart
Créditos: Hotmart

CONCLUSÃO

Como você observou, o nicho de mercado tem tudo a ver com sua habilidade. Aquilo que você mais gosta e tem paixão em fazer.

Transforme suas ideias, suas habilidades em um negócio que pode te dar lucro. Suas ideias podem se transformar em um negócio rentável. 

Curta nossas redes sociais

Facebook

Pinterest

Instagram

Twitter

Site

____________

Editor do blog

Compartilhe nas suas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Empreenda na Páscoa

 


 


 


Curso

 


Postagens Mais Lidas

Total de visualizações de página