SAÍDAS PARA A CRISE NA PANDEMIA

Claro que nenhum empreendedor normalmente está 100% preparado para uma crise, principalmente uma que atinja todos os setores da economia e não somente um nicho. 

empreendedorismo na crise, crise

O que é errado, já que se deve ter pelo menos uma antecipação para isso e um plano de gestão de crises. Por isso criamos esse conteúdo para que você saiba como lidar com empreendedorismo na crise.

Inclusive existe um setor chamado gestão de crise, que lida em grandes empresas exatamente com isso e instrui os empreendedores com formas simples de como passar por essa turbulência sem mais problemas.

Saídas para a crise na pandemia

Não será a primeira crise que o país passa e provavelmente não será a última que o mundo passa, elas são normais e fazem parte do jogo e aquele que souber lidar melhor com elas e quem souber tirar proveito disso, é o que poderá durar mais tempo no mercado.

Alicate de pressão com moedas

Esteja sempre um passo à frente

Ter um planejamento estratégico é o primeiro passo para se manter durante uma crise, saber exatamente todas as entradas e despesas da empresa inclusive durante longos períodos, os custos fixos e variáveis e estar sempre de olho em comparativos de preço. 

moedas espalhadas sobre a mesa

O primeiro indicativo de uma futura crise, é uma oscilação no mercado e nas entradas e valores pagos. Isso é saber lidar com empreendedorismo na crise.

Inovação

Esteja sempre com sua empresa e seu negócio em constante inovação, aquelas que se mantém paradas no tempo acreditando que tudo sempre se manterá igual, são as primeiras a fechar as portas.


Não confunda inovação apenas com uso de recursos tecnológicos ou qualquer outra parafernália. Inove com o que tem disponível à sua mão. A inovação pode ser no que diz respeito aos produtos ou serviços

Não se acomode e nem aceite pouco de sua equipe, os estimule a sempre pensar lá na frente o que mais pode ser melhorado? Existe algo para que tal processo seja mais rentável e econômico? Meu cliente compraria um produto assim, tendo em vista o que já vendo para ele? 

Pequenas mudanças na forma de oferecer os produtos ou na forma como se relaciona com seus clientes, pode fazer toda a diferença.

Isso também pode lhe interessar:


Inclusive algumas empresas estão aderindo à transformação digital, partindo de uma ideia onde tudo pode ser moldado conforme a tecnologia e com uma crescente redução de custos. Pense nisso!


Liderança é tudo!

Saiba extrair o melhor de sua equipe, um bom líder é aquele que saiba extrair o melhor de cada um e o trazendo para o projeto. Aguça a curiosidade dos seus colaboradores, faça-o se sentir aparte do time e libere sua criatividade.

Algum produto que possa ou deva ser alterado? Há mais de uma forma de abordar o mesmo cliente? Como trabalhar em uma recompra? Isso tudo sua equipe poderá te auxiliar sem medo.

Resiliência

Sim, é preciso ser resiliente para o empreendedorismo na crise, saber que não uma derrota não é o que definirá seu negócio ou sua proposta como empreender, mas sim que na crise você se fortalecerá.


Aqui é muito importante trabalhar seu mindset e de sua equipe como empreendedores, que erros existem e para atingir o sucesso é importante superá-los, não gaste energia procurando culpados e sim invista tempo nas soluções que podem estar bem a sua frente.

Informações

Busque informações. Revistas, sites que trabalham seu nicho de mercado, também acrescentam em muito o seu conhecimento, ajudando-o a ficar mais preparado para o embate desses momentos difíceis. 

Parcerias

Um dos trunfos de muitas empresas ou pequenos negócios são as parcerias. Uma dessas parcerias que sempre ajudam a pequenos ou grandes negócios, é o Sebrae. 

O Sebrae é uma empresa que auxilia a empreendedores com orientações de especialistas para o seu nicho de mercado. O empreendedor que faz parceria com o Sebrae, somente tem a ganhar. Se você ainda não se cadastrou no Sebrae, aproveite para ficar bem informado quanto aos cursos disponíveis e quando tudo voltar ao normal, os cursos presenciais são muito importantes.
 
Cadastre-se no Sebrae.

______________
Editor do blog*

Compartilhe nas suas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Empreenda na Páscoa

 


 


 


Curso

 


Postagens Mais Lidas

Total de visualizações de página